quinta-feira, janeiro 10, 2013

BILHETE DO BISPO



37ª ASSEMBLÉIA PASTORAL DA PRELAZIA DE COARI EM ANAMÃ
PRELAZIA DE COARI: HISTÓRIA – PRESENTE – FUTURO

 

Nos dias de 14, 15 e 16 de dezembro de 2012, em Anamã, celebrou-se a 37ª Assembléia Pastoral da Prelazia de Coari. Pela primeira vez na história daquele santuário-paróquia nós representantes de toda a Prelazia fomos acolhidos, com muito zelo, para rezar, refletir, planejar e para a convivência fraterna.  

Durante três dias nos debruçamos sobre três eixos da Prelazia: História – Presente – Futuro. No primeiro dia, logo após a missa solene e a abertura oficial da Assembléia, feita pelo Bispo da prelazia, Dom Marcos Piatek, os nossos olhos agradecidos se voltaram para os 50 anos da nossa Igreja Local. Padre Francisco Agnaldo B. da Silva, Reitor do Seminário Sant’Ana e Coordenador da Pastoral na Prelazia, apresentou o significado do Ano Jubilar e os primórdios da evangelização na nossa região. Sobre a presença evangelizadora dos Missionários Redentoristas na Prelazia de Coari falou o Padre André Nazaré de Andrade, CSSR. As Irmãs Ângela M. Pinho Cavalcante e Beth Simone A. Andrade apresentaram a contribuição das Irmãs Adorados do Sangue de Cristo nas terras da Prelazia de Coari. Sobre as atividades missionárias das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora falou a Irmã Terezinha Queiroz. As Irmãs Terezinha de Souza e Fátima Clemente nos contaram a história das Irmãs da Congregação de Jesus. O Padre Carlos Enrique Santos da Silva partilhou a história do Instituto Missionário São José.  O Padre Raimundo C. Gordiano, Vigário Geral da Prelazia, apresentou os primeiros passos e a consolidação do Clero Diocesano na Prelazia de Coari. Foram também lembrados aqueles que não estão mais em nosso meio, como por ex. os Padres Palotinos, os Frades Capuchinhos,etc.

O primeiro dia de Assembléia terminou com as apresentações do Concurso Cultural do Ano Jubilar da Prelazia na categoria do logotipo e poesia.
 
No segundo dia nos detivemos sobre o momento presente da nossa Igreja Particular. Foram estudados dois Documentos recentes da Igreja: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja, CNBB – 2012; e o Documento Final de Santarém 1972-2012. Os dois documentos foram apresentados com muita competência pelo Padre Zenildo Lima da Silva, Secretário Executivo da CNBB Norte 1 e Diretor do Instituto Teológico de Manaus. À noite, durante o Concurso Cultural, foi escolhido o vencedor do hino do jubileu dos 50 anos da Prelazia de Coari.

No terceiro dia refletimos sobre o futuro da nossa Prelazia dando destaque à nossa juventude. A juventude é o presente, mas também o futuro da Igreja! Durante o dia abordamos a questão das juventudes no mundo e na Igreja. Uma parte da discussão foi sobre a Campanha da Fraternidade de 2013 sobre a juventude. Esta parte foi comandada pela Elaine Cristina, da Coordenação Regional da PJ. A chave de ouro da Assembléia foi a celebração da Santa Eucaristia à noite durante a qual o Seminarista Antônio Carlos Viana recebeu o Ministério de Acólito. Nossa gratidão a Deus, à Paróquia de Anamã e à Coordenação de Pastoral que preparou esta Assembléia!

+ Dom Marcos Piatek, C. Ss. R.

Nenhum comentário: