quinta-feira, janeiro 10, 2013

ACONTECIMENTOS MARCANTES




PRELAZIA DE COARI REFORÇA A SUA EVANGELIZAÇAO ATRAVES DA PASTORAL DO DIZIMO

A Prelazia de Coari iniciou no mês de novembro mais uma campanha no sentido de revigorar a nossa obra missionária através de uma maior conscientização sobre a Pastoral do Dízimo. 
O trabalho é encabeçado pelo PRO-IDE na pessoa do Sr. Joel Leal Valentim, Coordenador Nacional dos Missionários PRO-IDE de Barra Mansa no Estado do Rio de Janeiro. A Campanha "Dízimo Sinal de Fé" começou com a visita do Sr. Joel Leal às três Paróquias de Coari, no dia 11/11, e envolverá todas as paróquias da prelazia formando as lideranças para coordenar o trabalho missionário que vai durar cerca de 12 meses.

PRELAZIA DE COARI NA RADIO EDUCAÇÃO RURAL DE COARI

A direção da Rádio Educação Rural de Coari, na pessoa de seu Diretor, o Rev. Pe. João Batista de Almeida, CSSR, ofereceu à Prelazia de Coari, de segunda a sábado, das 8:00h a 9:00h, o espaço para divulgar as suas atividades. Cada paróquia tem um espaço de 30 minutos uma vez por semana, dentro do quadro chamado “Desperta Amazônia” coordenado pelo Sr. Jaime Moreira. 

 As paróquias podem participar através dos seus respectivos párocos, Coordenações Pastorais ou secretárias, que trabalham nas paróquias. Quem mora fora de Coari pode participar do programa através da ligação direta para o estúdio da Rádio através do número: (97) 3561-2383. As informações são bastante simples, como por exemplo, os informes das atividades pastorais semanais da paróquia.

Convido os padres responsáveis pelas paróquias a abraçarem a oportunidade de evangelizar a nossa Prelazia de Coari através das ondas da Rádio Educação Rural de Coari. Peço também a colaboração dos/as Coordenadores/as Pastorais e das secretárias paróquias para tornar mais visível o apelo de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e pregai a Boa Nova a toda a criatura” (Mc 16,15). Que a Senhora Santana, Padroeira da Prelazia de Coari, nos ajude na construção do Reino de Deus no meio de nós através dos meios de comunicação!

SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

No dia 18 de Novembro de 2012, a Paróquia de São Sebastião em Caapiranga, celebrou um dia todo especial. Às 19:30h houve a celebração do Sacramento da Crisma para os jovens daquela paróquia. Do ponto de vista pastoral esse ano foi bastante difícil por dois motivos principais. 

Em primeiro lugar várias semanas de enchente impossibilitaram o trabalho mais sistemático e prolongado. A cheia do século foi sentida por todos, inclusive pela Comunidade Católica de Caapiranga. Outro fator foi a influencia da campanha política, que envolveu muitas pessoas, sobretudo a juventude. As pessoas ganham algum dinheirinho extra nesse período. Falta de emprego empurra as pessoas para o trabalho informal para sobreviver. 
 

Apesar disso um grupo de jovens se preparou para receber o Sacramento da Confirmação! Mérito nisso têm o pároco, Pe. Luiz Carlos, a jovem Catequista Juliana Silva, que se dedicou na devida preparação dos crismandos e a Comunidade em geral. A solene celebração, presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari e, concelebrada pelo pároco, Pe. Luiz Carlos, foi muito bonita e bem preparada. A igreja foi devidamente ornamentada e a liturgia bem celebrada com muita participação dos fieis. Após a celebração houve uma bonita confraternização no Centro Comunitário Zenito.

Gostaria de parabenizar os jovens que receberam o Sacramento da Confirmação e também o Pe. Luiz Carlos com toda a Comunidade. Desejo aos jovens crismados que assumam com plena responsabilidade e maturidade a missão de serem discípulos e missionários de Jesus Cristo no mundo atual. Que São Sebastião, o vosso Padroeiro, seja o estimulo na construção da sociedade mais justa e mais fraterna em Caapiranga.

No dia 24 de Novembro de 2012, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, Dom Marcos Piatek CSSR, crismou 135 jovens.

A Paróquia de N. Sra. de Nazaré tem 12 comunidades urbanas e 119 comunidades ribeirinhas. Atualmente ela é atendida por quatro Missionários Redentoristas, cujo pároco é o Pe. Inácio Raposo, CSSR.

Parabéns aos Padres Redentoristas que trabalham naquela paróquia e aos jovens crismandos. Que Deus abençoe a todos para sermos cada vez mais discípulos missionários de Jesus Cristo!

No sábado, dia 01/12/2012, às 08:30h, houve a celebração do Sacramento da Confirmação na Paróquia N. S. P. Socorro em Coari. 35 jovens receberam os Dons do Espírito Santo para se tornarem cristãos adultos na fé. A Missa solene foi presidida pelo bispo da Prelazia de Coari, Dom Marcos Piatek e, concelebrada pelos Padres Assis e Adeilson, pároco e vigário paroquial respectivamente. Após a bonita celabração houve uma confraternização no salão da Igreja Matriz. Parabéns aos catequistas e aos padres da paróquia por mais uma ação evangelizadora em prol da nossa juventude. Que N. S. do Perpétuo Socorro ajude os crismandos a se tornarem cristãos - católicos adultos na fé!

FESTA DO CRISTO LIBERTADOR EM MANACAPURU



Na Solenidade do Cristo Rei do Universo (25/11), a Paróquia do Cristo Libertador, em Manacapuru, celebrou o seu Padroeiro. A Missa festiva às 17:30h, foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari. Na Missa Campal participaram o Pe. Raimundo Gordiano, Vigário Geral da Prelazia e Pároco e o Padre Zezinho, que vindo de Manaus onde mora na casa da prelazia de Coari, ajuda nos fins de semana. Durante a pregação Dom Marcos destacou três assuntos: 1. O Ano da Fé, que se inaugurava naquela paróquia; 2. A figura do Cristo Libertador, que é celebrada na solenidade do Cristo Rei do Universo; 3. Como era o último domingo do Ano Litúrgico se falou sobre o “fim” – a escatologia.

Após a bonita Missa houve a procissão pelas ruas da paróquia testemunhando a fé na pessoa do Cristo Libertador. Da Missa festiva e da procissão participaram muitas pessoas! Terminada a procissão começou, na Praça da Matriz, o tradicional arraial com uma bonita participação dos paroquianos e várias atrações artísticas.

Ao Pe. Raimundo Gordiano e a todos que se dedicaram na preparação da Festa do Cristo Libertador os nossos parabéns e benção!

ORDENAÇAO SACERDOTAL DO DIACONO
FRANCISCO SEBASTIAO NAZARE DE ANDRADE

No dia 01 de dezembro de 2012, às 19:00h, na Catedral de Coari, foi celebrado o Sacramento da Ordem do Diácono Francisco Sebastião Nazaré de Andrade, CSSR, da Vice-Província Redentorista de Manaus. Vieram muitos Redentoristas das diversas comunidades religiosas do Amazonas, junto com o Pe. Zenildo, o Superior dos Redentoristas na Amazônia, também alguns padres da Prelazia de Coari, seminaristas, Irmãs Religiosas e muitos leigos, inclusive os de Manaus, onde o Pe. Francisco Sebastião trabalhava como diácono (Santuário de Aparecida) e de Manacapuru, onde trabalha o Pe. André, o irmão do neo-presbítero. Para a ordenação vieram também dos Estados Unidos, o Irmão Irmão Leo, que trabalhou no Centro Juvenil São Geraldo em Coari, acompanhando a vocação do Pe. Francisco.

A celebração litúrgica foi muito bonita e bem preparada. A mãe ficou muito emocionada, os\as irmãos\as uma só alegria... O bispo Ordenante foi Dom Marcos Piatek, o qual na sua pregação falou sobre a Carta Magna do Sacerdote escrita por Santo Afonso Maria de Ligório, Fundador dos Missionários Redentoristas, no dia da sua ordenação no dia 21de dezembro de 1696 na Catedral de S. Januário em Nápoles, na Itália. Após a ordenação houve uma bonita recepção na Quadra de Esporte do Colégio N.S.P. Socorro.

No dia 02/12, às 08:00h da manhã, o neo-presbítero celebrou a sua Primeira Missa na Catedral de Coari com a presença do bispo e vários confrades redentoristas. O pregador da primeira missa foi o Pe. André, irmão do Pe. Francisco Sebastião. Peçamos a Deus, a N. S. Perpétuo Socorro e a S. Geraldo para que o Pe. Francisco Sebastião, CSSR, seja um padre zeloso e santo ao exemplo de seu fundador Santo Afonso Maria de Ligório!

A MISSA DO GALO NA CATEDRAL DE COARI

Às 22:00h, do dia 24/12, Dom Marcos Piatek CSSR presidiu a Missa do Galo na Catedral de Coari. A catedral estava cheia. As crianças e os adolescentes da catequese fizeram uma bonita apresentação do Natal do Senhor. O Ano da Fé, que atualmente estamos celebrando, nos lembra: “A alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão face à ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte, tudo isto encontra plena realização no mistério da Encarnação de Jesus Cristo, do seu fazer-se homem, do partilhar conosco a fragilidade humana para transformá-la com a força da sua ressurreição.” (Bento XVI, Porta Fidei, 13).

O verdadeiro sentido do Natal nos dá a Sagrada Escritura e a Igreja! O Natal não se pode limitar ao Papai Noel fictício que move o comércio, não se pode limitar apenas à mesa farta, às luzes da cidade, aos presentes e às músicas natalinas ou ao feriadão! O Natal é muito mais do que isso! O Natal é Jesus Cristo, o Verbo de Deus que se fez homem! Por isso muitas vezes precisamos ter maturidade suficiente para ir na contra mão dos modismos e buscar a fonte. O beato João Paulo II já dizia: “Se você quer encontrar a nascente, tem que subir contra a corrente”!

FESTA DO MENINO DEUS

No dia do Natal a Comunidade Menino Deus da Paróquia de Sant’Ana e São Sebastião em Coari celebrou seu padroeiro. Às 17:30h, Dom Marcos presidiu a celebração festiva. A missa foi concelebrada pelo Pe. João Batista, CSSR, Pároco de Sant’Ana.  Durante a missa as crianças e adolescentes da Catequese da Comunidade da Catedral, fizeram uma bonita apresentação do Natal. Após a missa houve a procissão com a imagem do Menino Deus pelas ruas do bairro. Os festejos terminaram na Praça da Igreja com um animado arraial.

Nenhum comentário: